SEJAM BEM - VINDOS!!

SEJAM BEM - VINDOS!!















Santuário Ecológico Rancho dos Gnomos

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

O Natal das Bruxas!

O Natal das Bruxas!

Cernnunos: Deus da fertilidade
Júlia Cleto, 39 anos - ou melhor, Gwinda -, que segue a tradição pagã, conta que os bruxos de todo o mundo fazem comemorações especiais no dia 24. No hemisfério norte é comemorado o solstício de inverno, e no sul o solstício de verão. No caso de seu coven (grupos de bruxos que praticam rituais juntos), eles comemoram o sabba Yuli, que é conhecido como o festival do renascimento do sol. "No hemisfério norte, ele corresponde à noite mais longa do ano e marca a época em que os dias começam a aumentar e a escuridão começa a diminuir". De acordo com a mitologia celta, essa noite marca "a glorificação do aspecto de Cernunnos, o deus da fertilidade, paz e prosperidade, que nasce nessa época", diz ela.


Durante o ritual, as bruxas trocam presentes “sagrados”, ou seja objetos, roupas, acessórios que elas não usam mais. “A gente põe tudo no chão e as pessoas são atraídas pelos objetos”.


Na realidade, muitos seguidores da tradição da bruxaria dizem que o Natal, do jeito como é comemorado hoje, seria resultado da absorção das festas pagãs, vinculadas ao ciclo da natureza - já que esta comemoração do nascimento do rei Cernnunos tem aspectos muito parecidos com o Natal. Ao que parece, fazia parte dos ritos camponeses e pagãos enfeitar uma árvore nesta época do ano para celebrar a história de uma deusa virgem, que foi inseminada por um deus-pai e que gera uma criança que deverá trazer luz ao mundo, perto do dia 25 de dezembro


Antes mesmo de incorporar algumas das tradições da mitologia celta, o cristianismo, adotado como religião oficial pelo império romano no século IV, pode ter feito a celebração do nascimento de Jesus Cristo ocorrer nessa época de modo a tomar o lugar da Saturnália romana, outro rito de adoração ao sol que ocorria de 17 a 24 de dezembro.


Fonte:www.terra.com.br/planetanaweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário